O movimento LGBT do PSB cumpre uma extensa agenda de atividades durante o mês de julho para instituir direções do segmento nos estados e realizar atos de filiação.
No sábado (22), tomou posse como secretário estadual do movimento LGBT do PSB na Bahia, o socialista Franklin Silva.
O evento ocorreu na Câmara Municipal de Lauro de Freitas (BA) e contou com a presença do secretário LGBT, Otávio Oliveira, do presidente municipal do PSB, Manoel Carlos dos Santos, do vereador Edivaldo da Silva, e outros representantes do partido no estado.
Otávio Oliveira destacou o trabalho de Franklin Silva na militância LGBT do PSB ao longo dos anos. “Conheço Franklin e sei da sua competência, sua história de luta em favor da população LGBT da Bahia e do Brasil. Sei que o segmento terá bons frutos e crescerá em número e qualidade aqui no estado com a sua gestão”, afirmou.
O presidente municipal do PSB em Lauro de Freitas, também ressaltou a defesa das causas do segmento pelo novo secretário estadual LGBT. “Conheço o Franklin há anos e ele sempre defendeu os direitos dos LGBTs. Com ele a frente do segmento do nosso partido no estado, iremos crescer e, de fato, teremos uma liderança nessa luta”, disse Manoel Carlos dos Santos.
Na terça-feira (18), na sede do PSB no Paraná, o socialista Allan José Santin foi empossado como secretário estadual do segmento LGBT do partido.
Estiveram presentes à cerimônia de posse o secretário nacional LGBT, Otávio Oliveira, o presidente do PSB-PR, Severino Araújo, o deputado estadual socialista, Stephanes Junior, entre outros representantes do partido no estado.
Na sexta-feira (14), em Porto Alegre, tomou posse como secretário estadual do movimento LGBT do PSB no Rio Grande do Sul, o socialista Thiago Ferreira Abreu. O evento de posse contou com a presença do secretário, Otávio Oliveira, do deputado estadual Catarina Paladini, do vereador de Passo Fundo, Saul Espineli, do presidente do PSB em Porto Alegre Elisandro Oliveira e do secretário de finanças do PSB-RS, Ayres Apolinário.
Também participaram o secretário nacional da Juventude Socialista (JSB) Tony Sechi e o secretário da LGBT socialista em Pelotas, Leonardo Siqueira, além de militantes LGBT do Estado.
No início do mês, dia 10, o socialista Leandro Souza Silva assumiu o cargo de secretário estadual do segmento LGBT no Acre. O evento contou com a presença de Otávio Oliveira, do presidente estadual do PSB-AC, Rivamar Guedes, e de outros militantes que também se filiaram ao partido.
Ainda no mês de julho, serão realizados atos de posse nos estados de Santa Catarina (SC), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Bahia (BA) e Ceará (CE).
Otávio Oliveira, destaca o crescimento do Movimento LGBT socialista no país nos últimos dois anos. “Saímos de apenas 11 estados e, hoje, o segmento LGBT do PSB já está presente em 21. Isso é um avanço para nós e para o partido”, afirma.
“Além disso, mostra que temos representantes em 21 estados levantando as bandeiras do casamento igualitário, contra a homofobia, a favor da adoção por casais homoafetivos e outras causas do nosso segmento dentro das executivas estaduais”, afirma.
Oliveira ressalta ainda a importância da organização do segmento em todo o país. “Essas posses fazem parte da estratégia de mobilização para os congressos estaduais e nacional do partido. É importante que nosso movimento esteja organizado para nos consolidarmos definitivamente no partido”, disse.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional