O segmento LGBT Socialista vem através desta informar as deliberações e leituras feitas após o pleito eleitoral de 2018. O Partido Socialista Brasileiro encerra suas construções com 32 parlamentares eleitos como deputados e deputadas federais. Para o Senado Federal, elegemos Veneziano Vital e Leila Barros, uma singular representação feminina dentro do espaço representativo do Distrito Federal. Ademais, elegemos também Paulo Câmara, em Pernambuco; João Azevedo, na Paraíba e Renato Casagrande, no Espírito Santo, local este onde elegemos também Jacqueline Moraes, vice-governadora. Entramos nos espaços de disputa com cerca de XX candidatos e candidatas LGBT, um número histórico, resultante de uma luta secular para a diversidade dentro dos grandes espaços de poder.
Esta leitura, além do seu viés puramente informativo, serve para apresentarmos para nossos militantes qual será a bancada de defesa de nossos princípios dentro dos espaços de poder no ano de 2018. É extremamente importante que se veja a situação real do Brasil, onde a extrema-direita ocupou diversos espaços através de seus ideais de retiradas de direitos, discursos de ódio e atitudes que ferem gravemente a democracia. Assim sendo – e como já estávamos nos posicionando dentro do governo Temer – nos colocamos como oposição ao governo e às pautas até agora colocadas em discussão. Pretendemos deste modo seguir na defesa ilimitada da liberdade, principalmente no que tange ao segmento LGBT e demais comunidades periferizadas socialmente.
Vendo como papel principal do segmento LGBT Socialista o alinhamento das pautas, a indicação das necessidades de nossa população e a ocupação de espaços dentro do Partido Socialista Brasileiro, nos colocamos enquanto militância atuante na vigilância e defesa dos direitos sociais e humanos já adquiridos. Seguiremos na luta por um mundo igualitário, onde possamos todas e todos, independente da orientação sexual ou de gênero, alcançarmos a plenitude de nossos direitos.
Orgulho de ser Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual; orgulho de ser Socialista!