Na última terça-feira, dia 24 de setembro, em parceria com Fundação João Mangabeira na sede do Diretório Estadual do PSB –AC foi realizada a ação de advocacy juntamente com o Presidente Estadual César Messias, foi apresentadoos objetivos e como a cartilha do segmento LGBTsocialista poderia ajudar a gestão e o legislativo do psb na construção de política pública nos municípios do Acre e na capital Rio Branco.
Fomos recebido também no gabinete da Prefeita da Capital Rio Branco, Socorro Neri, que de maneira atenciosa e sensível as nossas pautas apresentou disponibilidade a implementar políticas públicas destinadas a esta população. Apresentamos exemplos exitosos de outras prefeituras com gestões socialistas de todo o Brasil, como as do Município Pernambucano Recife e o Paraibano João Pessoa.
`´As coordenadorias/Gerências LGBT dentro dessas gestões e a importância de pautar a política LGBT dentro desses equipamentos. Tratamos a política ambulatorial através de convênios com Ministérios por meio de recursos federais. “ citou Tathiane Araújo secretaria Nacional do Segmento Lgbt, a Sociedade Civil organizada lgbt local esteve presente na pessoa de Antonela Albuquerque, que falou na importância da criação do ambulatório para pessoas trans na Cidade do Rio Branco. Rubi Rodrigues, que atualmente é servidora do Ministério Público do Acre, parabenizou a importância da atuação do Partido Socialista Brasileiro e sua fundação Joao Mangabeira com as visitas atuação dos gestores e legisladores, relatou o ganho com a gestão da Prefeita, quando assinou o decreto do nome social no município do Acre, já o secretário estadual do segmento LGBT Mackson Sales citou ainda o importante Veto do PL que abordava o estatuto da família na cidade do Rio Branco.
Na agenda legislativa estivemos na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, no Gabinete do Deputado Estadual Manoel Moraes, que muito solícito recebeu a cartilha das mãos da Secretária Nacional LGBT do nosso Partido comprometido a entender sobre nossos anseios e quando necessário defendê-los e apoiá-los dentro daquela casa legislativa.
O lançamento da Cartilha propositiva e consultiva do para Gestoras/es e Legisladoras/es na sede do Diretório Estadual do ACRE na noite do dia 24. O Evento contou com a participação de militantes filiados no estado do Acre, com a presença do Presidente Estadual da Fundação João Mangabeira do Estado do ACRE o Gabriel Maia.
Já na manhã, da quarta-feira, dia 25 de setembro, os filiados do segmento LGBT Socialista do Estado do Acre se reuniram para a construção das estratégias que o Segmento usará no estado, garantindo que a nossa cartilha seja o instrumento norteador para as gestões e as legislaturas dos companheiros partidários de mandatos eletivos no estado do Acre seja em seus municípios. Estavam na formação membros LGBT dos Municípios Brasileia, Xapuri e Capixaba, além da capital Rio Branco foi discutido e aprovado um cronograma com metas para os próximos meses na perspectiva de levar a cartilha para o maior número de mandatários possíveis em todo o estado.