Feminista, iniciou a militância de gênero no PSB em 1999 quando foi eleita 1ª Secretária Estadual de Mulheres do PSB de Pernambuco e eleita na Secretaria Nacional de Mulheres, no mesmo ano, como Secretária Geral.
Desde então, focou a militância política no movimento de Mulheres. Hoje, Secretária Nacional de Mulheres do PSB desde 2005, Dora Pires é também Secretária de Formação Política do PSB/PE.
Dora tem um trabalho voltado para a organização e fortalecimento da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido com um olhar a especificidades inclusivas das mulheres LBT, ao incentivo às candidaturas femininas e LGBTs e a luta para estruturação as mesmas além de incentivar a presença e a defesa da pauta nos fóruns de debates nacionais, como o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.
Em Pernambuco Dora Pires é madrinha direta do Segmento LGBT, pois esteve no exato dia 09 de Outubro de 2011 em Recife, quando foi construída a carta de Recife e no fortalecimento do segmento no Brasil e também em Pernambuco em parceria direta com LGBT Socialista/PE não só na articulação com PSB 40/PE mais também com as gestões da prefeitura Recife e o Governo do Estado para espaço e fortalecimento da política LGBTIA+.
Viva as Mulheres Socialistas, viva ao socialismo e a liberdade!