Tabata Claudia Amaral de Pontes é uma politóloga, astrofísica, deputada federal por São Paulo e ativista pela educação brasileira recém filiada ao Partido Socialista Brasileiro, foi eeita a sexta candidata mais votada no estado, com 264 mil votos as eleições de 2018.
Criada na Vila Missionária, na periferia de São Paulo, formou-se em Ciência Política e Astrofísica em Harvard, com bolsa de estudos. Suas principais pautas são educação, combate às desigualdades, direitos das mulheres, inovação política e meio ambiente.
Além de se colocar publicamente em defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, em maio deste ano, por exemplo, apresentou o PL 1246/2021, que reserva 30% da participação nos conselhos de empresas públicas, de economia mista e de capital aberto às mulheres. Mas, por visualizar desigualdades dentro do próprio grupo de mulheres, colocou no PL uma reserva das cadeiras para mulheres LBTI.
“Políticas públicas são essenciais, porém a soma de esforços do poder público e das empresas privadas acelerará o processo de inclusão plena. A luta pela pela diversidade deve acontecer em todas as esferas”, falou Tabata em entrevista ao observatoriog.