Deputada Estadual no Amapá Cristina Almeida, foi a primeira Mulher Negra a ter assento na Assembleia Legislativa do Estado, sendo reconhecida pela militância em direitos humanos pelas ações em seus mandatos em prol das minorias e principalmente do resgate e valorização da população negra em todas as esferas públicas e privadas, inclusive na militância da negritude socialista do PSB.
No Legislativo do município de Macapá e do Estado do Amapá (Alaap), Cristina atuou como defensora da pauta LGBT, onde destacamos o projeto de lei de autoria como Vereadora e Deputada que institui o Dia Estadual e municipal de Combate a LGBTfobia, a ser comemorado anualmente no dia 17 de maio. Ainda no inicio da década passada a mesma apresentou a proposta na Câmara Municipal de Macapá – CMM, a qual foi devidamente sancionada pela Prefeitura de Macapá – PMM e aprovada na assembleia legislativa em 2012.
“O reconhecimento e o respeito à diversidade e à pluralidade constituem um fundamento da democracia. Enquanto nosso país continuar negando direitos e discriminando lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais não teremos construído uma democracia digna desse nome” ressaltou a deputada Cristina Almeida, que é uma das percursoras da defesa da pauta no Amapá.