No último sábado (4), na sede do PSB Sergipe, a secretária do LGBT socialista Tathiane Araújo, participou do Congresso Estadual do PSB e do plenário estadual do LGBT Socialista que teve pela primeira vez a participação de membros de forma presencial e virtual e foi presidido pela companheira Franciele Oliveira de Jesus, ex-secretária LGBT deste congresso.
O Congresso teve como tema proposto: Avaliação da Secretaria LGBT Socialista – Gestão 2018 a 2021, e a discussão do Caderno Especial do LGBT Socialista para o processo da Autorreforma.
O debate dos temas do Caderno Especial foi conduzido pela secretaria Nacional após o balanço da última gestão, realizada por Francielle Oliveira. Finalizando, passou-se ao processo de eleição da Secretaria Estadual de LGBT, onde foi eleita Gilmara Olímpio dos Santos, militante do movimento de mulheres lésbicas e bissexuais e vice-presidenta há 3 anos do grupo lésbico Athena, que possui uma história de 20 anos no estado, como Secretária Estadual do segmento LGBT. Nos demais cargos, ganharam destaque se elegendo, Maria Eduarda Marques, como Secretaria Geral, Jhonata Lucas Santos, como Coordenador de Comunicação, Franciele Oliveira de Jesus, ex-secretária e presidente da entidade LGBT AGS em Simão Dias, como Coordenadora de Formação e Carla Jeany Rabelo Martins, mulher trans presidente da ASTRAL, como Coordenadora Política. Já na Secretaria de Finanças, membros da ASTRA, entidade de referência nacional do movimento LGBT e atual responsável pela organização da parada LGBT de Sergipe. Por fim, foi realizada a plenária para escolha e eleição dos(as) delegados(as) ao Congresso Nacional.
O congresso estadual do Partido fez a apresentação das novas executivas do segmento e posterior ao almoço, às 14h30 o LGBT Socialista de Sergipe retomou com o planejamento da nova gestão que finalizou ao cair da noite.
Parabéns! Em Sergipe, no estado de nossa secretária, o segmento LGBT Socialista segue forte e crescendo!