A deputada estadual @lauragomespe , líder do PSB na Assembleia Legislativa do estado, iniciou o ano legislativo protocolando hoje, 02.02, indicação para o Governo e a Procuradoria Geral de Pernambuco, para solicitar a criação de cotas destinadas a pessoas trans e a população indígena em concursos públicos estaduais.
A parlamentar destaca a importância da medida, especialmente diante da pandemia e seus efeitos e agravamento de vulnerabilidades. Ressalta que os indígenas pernambucanos são os que tem sofrido mais riscos nesse período pandêmico, conforme dados oficiais do ano passado ( Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco – Remdipe). Ela informa também que segundo dados da Natrape, Nova Associação de Travestis e Transsexuais de Pernambuco, o período de isolamento aumentou a vulnerabilidade da população trans em Pernambuco, com aumento do número de pessoas trans em situação de rua na capital pernambucana, assim como no município de Olinda, Caruaru, entre outros.
Laura Gomes finaliza o documento com a solicitação da cota para estas populações em concursos, ressaltando que a crise sanitária e financeira exige ação afirmativa, reparadora como a que propõe. “Sabemos que os desafios da população indígena e da população trans são grandes, marcados por preconceitos e obstáculos ao pleno desenvolvimento humano. Assim, cabe ao Estado um movimento positivo direcionado a estes segmentos, visando atenuar as dificuldades, além de ampliar a inclusão e o respeito a diversidade no serviço público”, conclui.