Nesta última Sexta Feira 04 de Março às 19 hs aconteceu a plenária estadual do LGBTSOCIALISTA Bahia, secretariada pelo secretário estadual Franklin Santana, e com participação dos membros do lgbtsocialista organizado nos municípios.
A plenária contou com a presença da Deputada Estadual Fabiola Mansur que fez falou sobre a importância da autorreforma do PSB e da luta para discutir este processo em 2021. A Secretária Nacional Tathiane Araújo fez a leitura das propostas, em seguida ocorreu a votação para eleição da nova executiva estadual, os presentes decidiram de forma consensual por uma chapa única com a seguinte composição:
Onã Ruda Silva Secretario Estadual, Franklin Santana Secretário Geral, Alfredo Paixão Coordenador de Finanças, Adna Rodrigues Coordenadora de Raça e etnia, Antoniel Santos Coordenador de Formação política, Wesley Silva Coordenador de direitos humanos, Priscila Pitty Coordenadora Comunicação, Jose Reis Coordenador Mobilização.
O novo Secretário Estadual LGBT da Bahia ingressou no partido no fim de 2021 após desfiliação do PC do B, partido pelo qual foi candidato e eleito vereador de Salvador em 2020.
Onã Ruda é um Jovem militante LGBTQ, anti-racista, luta por justiça social e fim das opressões. Autor da Lei Teu Nascimento (que pune LGBTfobia em Salvador), do PL Millena Passos (que tramita na ALBA), Fundador da LGBTricolor (torcida LGBT do Bahia) é um dos fundadores do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQs, Coordenador da Área de Esportes da Aliança Internacional LGBTi, e Criador de Conteúdo.
Na sua trajetória nas lutas da juventude e do movimento estudantil, primeiro foi diretor de comunicação do Núcleo Loreta Valadares, depois Dir. de Comunicação da União dos Estudantes da Bahia, depois tornou-se dirigente da UJS Bahia, Dir. LGBT, Dir. de ME Universitário e por fim Presidente da UJS Salvador. Passou pelo conselho estadual de Juventude, Conselho Estadual LGBT, Conselho Universitário da UFBA, entre outras atividades.
Um dos protagonistas na mídia nacional no contexto LGBTFOBIA no futebol brasileiro, na torcida LGBTricolor e na Canarinhos LGBTQ, levantando ações e debates sobre a reconfiguração das relações no futebol, sem preconceitos, violências e discriminação.
Já no sábado, 05 de Março, no congresso estadual do PSB Bahia, a Secretária Nacional além de representar os segmentos nacionais na mesa da plenária, também empossou a nova executiva LGBTSOCIALISTA, juntamente com a presidente estadual e deputada federal, Lídici da Mata.