No dia 16 de junho reuniram-se os membros do LGBT Socialista da cidade de São Paulo para a discussão e apresentação do Plano de Proposições de Políticas Públicas LGBTQIA+, construído pela Comissão Sistematizadora e Organizadora do Plano de Governo Lula-Alckmin.
Integraram essa comissão a Secretária Nacional Tathiane Araújo e o Secretário Adjunto Thiago Abreu, Dediane Souza da Executiva Nacional do Segmento LGBT, Daniel Lopes da Executiva Nacional do Segmento LGBT, Jackson Douglas do LGBT Socialista AL, Rafael Gomes do LGBT Socialista AL e Renan Cadais do LGBT Socialista do Espírito Santo.
A comissão se reuniu em diversos momentos virtualmente para a construção do Plano mencionado, entre o período de 30 de abril e 15 de junho.
A discursão e apresentação ocorreu para os membros LGBTQIA+ filiados ao PSB no dia 16 de junho, das 18h às 22h, no auditório do escritório político Geraldo Alckimin /Márcio França na cidade de São Paulo.
Entre os eixos do Plano estão: Assistência Social, Educação, Trabalho Emprego e Renda, Cultura, Saúde, Sistema de Justiça, Segurança Pública, Planejamento e Gestão Estratégica da Política LGBTQIA+ e Participação e Controle Social.
Na sexta-feira dia 17/06, das 9h às 13h, os militantes do LGBT Socialista reuniram-se para traçar as estratégias de incidência nas candidaturas do LGBT Socialista no Brasil.
O primeiro elemento foi a análise de conjuntura das candidaturas LGBTs para as eleições de 2022 e os desdobramentos para o êxito nas urnas. Lucas Siqueira ficou responsável pela mentoria das candidaturas do LGBT Socialista, uma vez que este é um exemplo de êxito no pleito de 2020 ficando como primeiro suplente do PSB na Capital do Paraná Curitiba, “orientar os candidatos e candidatas sobre o uso de mídias, tráfego pago, marketing e estratégias de campo na campanha, será prioridade para este plano orientador“, ressaltou Lucas Siqueira membro da executiva nacional.
Para a Secretária Nacional Tathiane Araújo “Articulações como essas servem para instrumentalizar a incisão do LGBT Socialista sob a ótica de disputa real por cadeiras tanto nas Assembleias Legislativas bem como na câmara federal. Queremos proporcionar a nominata do LGBT Socialista condições reais para a disputa nas eleições de 2022”.
No Sábado pela manhã os Militantes do LGBT Socialista participaram na Sede Nacional do Partido dos Trabalhadores de uma reunião com a Secretaria LGBT do PT para o alinhamento do trabalho entre as duas secretarias no pleito eleitoral e também com vistas a pactuar o agrupamento de propostas no plano de governo Lula-Alckmin.
O LGBT Socialista apresentou o seu caderno de proposições já finalizado e foi pactuado que fará parte de uma comissão envolvendo todos os partidos da aliança para tirar um produto único de proposições sobre as necessidades da população LGBT.
A Secretária Nacional Tathiane Araújo também elucidou que é necessário que os dois partidos caminhar juntos com vistas a derrotar o Bolsonarismo e atender aos anseios da população LGBT por dignidade e principalmente por políticas públicas permanentes.
Também na manhã de sábado o Secretário Nacional Adjunto Thiago Abreu e o Secretário Nacional de Relações Internacionais Lucas Siqueira reuniram-se com a lideranças LGBT do PT e os demais partidos da aliança para discutir a instrumentalização dos comitês populares de luta.
Como principal encaminhamento ficou o mapeamento e registros dos comitês populares com vistas à organização e abertura nos estados e municípios gerenciados por uma grande plataforma nacional.
No período da tarde também na Sede Nacional do PT, os militantes do LGBT Socialista participaram de uma grande plenária com os partidos da aliança para deliberar as comissões de organização da campanha política e a estrutura de mobilização. Ficou deliberado que cada partido indicará um nome para a Executiva Operacional de campanha e um nome para a conjunção de propostas para o plano de governo, a qual o LGBT Socialista já possui seu produto finalizado.
Na segunda-feira, a Secretária Nacional do LGBT Socialista reuniu-se com o Pré-Candidato a Vice-Presidente Geraldo Alckmin para entrega da Proposição de Políticas Públicas Governamentais para a População LGBTQIA+ a serem inseridas e prioridades na construção do programa.
A secretária elucidou ao nosso pré-candidato a vice-presidente as principais necessidades da população LGBT em todos os eixos apresentadas no caderno, ponderou que a militância LGBT do PSB deposita muita confiança e esperança no companheiro Alckmin para que ele seja um parceiro do segmento no próximo governo para construção de políticas de estado tanto na inserção social dos LGBTQIA+ como no combate a violência.
Alckmin se colocou à disposição do segmento e enunciou que fará o possível para construir juntamente com a militância do LGBT Socialista uma política de cidadania permanente para a população LGBT.
A versão em PDF deste produto será lançada e disponibilizada na Página do LGBTSOCILAISTA no dia 28 de junho, próxima terça-feira, dia mundial do orgulho LGBTQIA+.